Não jogue produto eletrônico no lixo: ele tem destino certo

É só procurar em um canto de armário ou gaveta: toda casa tem algum lixo eletroeletrônico esperando um destino melhor. Quem não sabe o que fazer com fita cassete, mouse, teclado, bateria, pilha, TV, monitor e outras tralhas deixadas de lado pode descartá-las corretamente, até o dia 26 de outubro, em um coletor instalado na estação de metrô Eldorado, em Contagem.


O aposentado Vilmar dos Passos, que trabalhava com eletrônica e telecomunicações, tinha tanta bateria velha em casa que vai precisar fazer duas viagens. Ontem, ele levou a primeira parte do seu lixo eletrônico. "Tinha peças antigas, desde a década de 80, estava guardando para descartar porque tem produto que não pode ir para o meio ambiente", diz.


Segundo o Ministério do Meio Ambiente, pelo menos 500 milhões de produtos estão "largados" nas casas dos brasileiros. "Antigamente as pessoas não sabiam que isso podia contaminar", observa Passos. "Quando eu saí do trabalho, deixei um armário lotado de baterias velhas, imagino que jogaram no lixo", lamenta.


Artigos eletroeletrônicos jogados no lixo comum liberam na natureza elementos como cádmio, mercúrio, chumbo e fósforo, que contaminam o solo e as águas. Estações de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília também fazem parte da iniciativa do ministério, que estima recolher 50 toneladas de material nas quatro cidades.


A diretora do departamento de Produção e Consumo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Laura Valente, explica que o processo de recolhimento do lixo eletrônico deve englobar todos os agentes da cadeia produtiva. "O produtor e o consumidor final devem estar conscientes das ações ecológicas, adotando práticas de reciclagem ou readequação desses materiais". Segundo Laura, a campanha também é um teste para mensurar a demanda da população pelo serviço. "Há planos para que a ação se torne fixa", conta.


Flash
Serviço. Segundo a CBTU-Metrô BH, a coleta acontece das 6h às 18h, na estação Eldorado, em Contagem, inclusive aos sábados e domingos.