Pauta: Eventos em Brasília discutem espécies ameaçadas e biodiversidade

Quando:

•quinta-feira (13/10), Seminário Construção da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas no Brasil, às 9h

•sexta-feira (14/10), Colóquio sobre Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção, às 9h

Onde:

•Seminário: auditório do ICMBio (EQSW 103/104, Bloco C, Complexo Administrativo, Setor Sudoeste, Brasília-DF)

•Colóquio: Auditório Antônio Carlos Magalhães, Interlegis (Av. N2, Anexo E do Senado Federal, Brasília-DF)

O secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, Bráulio Dias, participa nesta quinta-feira (13/10), no auditório do ICMBio, em Brasília, de seminário sobre a elaboração da lista de espécies de fauna e flora em extinção no País, conhecida como Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.

Ao final do evento haverá a construção de um plano de trabalho - para integração dos esforços nacionais e internacionais - cujo objetivo é avaliar o estado de conservação destas espécies.

Na sexta-feira (14), o MMA, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e o Senado Federal promovem, no auditório da Interlegis, também em Brasília, o Colóquio sobre Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção.

O objetivo do encontro é discutir a situação das espécies presentes na Lista Vermelha. Durante o colóquio, os participantes também vão debater os modelos jurídicos e a política nacional de conservação da biodiversidade, além da relação entre economia e diversidade biológica.

O Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio genético do mundo. Estima-se que o País abrigue cerca de 210 mil espécies, sendo 134 mil animais e 49 mil plantas. No entanto, um número cada vez maior de espécies encontra-se em estado de extinção, devido à exploração indevida de recursos naturais, perda de habitat e outros fatores.