Ruralminas atua no combate às enchentes em vários municípios

Os técnicos da Ruralminas estão empenhados na prevenção de enchentes nos municípios de Cambuquira (Córrego Marimbeiro), Alagoa (Rio Aiuruoca), Itamonte (Rio Capivari), Mantena (Córrego Turvo, Córrego Turvinho e Córrego São Francisco), Miraí (Rio Fubá) e Visconde do Rio Branco nos rios Rio Xopotó e Piedade. Os serviços de desassoreamento de córregos e rios nos municípios afetados pelas chuvas intensas ocorridas no verão de 2010/2011 procura amenizar os efeitos da ocorrência de novas enchentes que poderão causar prejuízos às populações urbana e rural.

Os municípios de Itanhomi (Córrego Queiroga), Carvalhos (Rio dos Franceses) e Cuparaque (Córregos Leite, Eme e Cuparaque) já receberam o atendimento emergencial, concluído em setembro deste ano.

O desassoreamento consiste na retirada de resíduos sólidos dos leitos, alívio de pontos de estrangulamento e desobstrução das margens dos rios e córregos, que muitas vezes servem como depósitos de lixo e entulhos.

Galiléia (Corrégo Ferrujão e Coqueiro), Aiuruoca (Rio Aiuruoca), Baependi (Córrego Salgado) e Santana dos Montes (Córrego Fonte Água Limpa) serão as próximas cidades beneficiadas com o serviço da Ruralminas. A previsão é de que os trabalhos comecem neste mês.