MPMG reforça atuação na Bacia do Rio Paraíba do Sul com instalação de coordenadoria regional

Instalação do órgão, em Ubá, foi nessa terça-feira, 4 de outubro. Regionais do meio ambiente já são 13 em todo o Estado de Minas Gerais A Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Paraíba do Sul foi inaugurada nessa terça-feira, 4 de outubro. Ela ocupa o 5º andar do edifício Paulo Larocca (salas 504 e 504) e fica situada na rua Monsenhor Paiva Campos, 110, em Ubá, na região da Zona da Mata, a aproximadamente 290 km de Belo Horizonte. Como coordenadora do órgão tomou posse a promotora de Justiça Thais Lamin Leal Thomaz.


Essa foi a 3ª coordenadoria regional do meio ambiente inaugurada este ano. Ao todo já foram 13 inaugurações. Em 2011, até então, já haviam sido instaladas as Coordenadorias Regionais das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente da Bacia do Rio Doce e dos Rios Paracatu e Urucuia.

A promotora de Justiça Thais Lamin, disse que é apenas uma "coadjunvante, porque o grande mérito deste dia está por trás da capacidade intelectual de seu idealizador", se referindo ao promotor de Justiça Luciano Badini, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo (CAO-MA).

Ainda de acordo com Thais Lamin Leal, que chegou a se emocionar durante o discurso, "o ideal é o que move e alimenta a luta daquele homem que protege o meio ambiente contra a ambição destemperada e desmedida de outro homem. Não deixemos esmorecer nosso ideal, não nos acorvademos diante do poder econômico", destacou.

Para o promotor de Justiça Luciano Badini, a atuação das coordenadorias regionais tem como uma de suas características a possibilidade de desenvolver uma atuação identificada como os problemas ambientais na região onde o órgão está instalado, o que torna a atuação do Ministério Público mais eficiente.


O procurador-geral de Justiça Alceu Torres Marques destacou o trabalho desenvolvido pela promotora de Justiça Thais Lamin e afirmou que a família dos promotores de Justiça que atuam em defesa do meio ambiente ganhou mais um membro competente e atuante. "Tenho certeza que a promotora de Justiça Thais Lamin saberá enfrentar os problemas relacionados ao meio ambiente aqui da região e, conseqüentemente, fará um belo trabalho."
Alceu Torres ressaltou ainda a seriedade e a competência demonstradas pelo promotor de Justiça Luciano Badini à frente do CAO-MA. "Badini tem conduzido

A Coordenadoria foi criada pela Resolução PGJ n.º 55, de 29 de junho de 2011, com o objetivo de, em cooperação com as Promotorias de Justiça da região, adotar medidas legais, judiciais e extrajudiciais, para a efetiva proteção ambiental da bacia hidrográfica. O órgão atenderá as Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente dos seguintes municípios: Além Paraíba, Alto Rio Doce, Barbacena, Barroso, Bicas, Carangola, Cataguases, Divino, Ervália, Espera Feliz, Eugenópolis, Guarani, Juiz de Fora, Leopoldina, Lima Duarte, Mar de Espanha, Matias Barbosa, Mercês, Miradouro, Mirai, Muriaé, Palma, Pirapetinga, Rio Novo, Rio Pomba, Rio Preto, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Senador Firmino, Tocantins, Tombos, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco.