PBH e BDMG assinam acordo para investimento de R$ 20 milhões em obras de infraestrutura

O prefeito Marcio Lacerda e o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus de Carvalho, assinaram nesta quarta-feira, dia 5, na sede do BDMG, no bairro Lourdes, contratos de financiamentos de obras de infraestrutura no valor de R$ 20 milhões. O acordo, intitulado Novo Somma, ainda prevê compra de máquinas e equipamentos e apoio a projetos de disposição adequada de resíduos sólidos.

São duas linhas de investimentos. No caso dos recursos do Novo Somma Infra, o objetivo é a urbanização de vias nos bairros Fernão Dias e São Gabriel. As obras incluem pavimentação de ruas e de drenagem pluvial. A segunda linha de investimentos, o Novo Somma Eco, foca reciclagem. Os recursos serão usados na ampliação, modernização e melhorias do sistema de manejo, coleta, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos do município. Em um primeiro momento, a reciclagem será de resíduos de construção e demolição e, depois, em papel, metal, plástico e vidro.

Marcio Lacerda ressaltou a importância da reciclagem de resíduos. "O resíduo de construção, depois de processado, se transforma em matéria prima de preparação de bases e de sub-bases em obras de urbanização. Vamos aumentar a infraestrutura de triagem e seleção desses resíduos baseados na coleta seletiva. E com o aproveitamento da mão-de-obra como componente essencial, vamos agregar mais cooperativas de catadores no processo", afirmou.