Convênios garantirão obras para revitalização do São Francisco

O Governo de Minas e o Ministério de Estado da Integração Nacional autorizaram a Copasa a promover todas as ações necessárias à execução de obras de saneamento em municípios mineiros localizados na bacia do Rio São Francisco, que irão beneficiar 187 mil pessoas. As autorizações foram assinadas em solenidade nesta segunda-feira (03/10), na Cidade Administrativa.


Na ocasião, a Copasa e a Codevasf também assinaram termos de compromisso com 18 municípios do Vale do São Francisco que serão beneficiados com a implantação de sistemas de esgotamento sanitário, para definir a forma e as condições de realização das obras e de operação dos sistemas. O acordo é parte do convênio assinado entre as partes, em julho deste ano, que visa garantir a revitalização do Rio São Francisco.


Com recursos da ordem de R$ 136,6 milhões, serão contemplados, neste primeiro momento, os municípios de Bambuí, Capitão Enéas, Espinosa, Francisco Drumond, Itacarambi, Juvenília, Lontra, Manga, Paineiras, Pedra de Maria da Cruz, Pompéu, Presidente Juscelino, Prudente de Morais, São Gonçalo do Abaeté, São João da Ponte, Taquaraçu de Minas, Varzelândia e Verdelândia. Do total a ser investido, R$ 122,9 milhões são recursos que a Codevasf repassará para a Copasa, que será responsável pela realização das obras. O restante são recursos próprios da empresa.


O evento contou com a presença do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do Governador Antonio Anastasia, do vice-governador Alberto Pinto Coelho, do presidente da Copasa, Ricardo Simões, dentre outras autoridades.
Durante o evento o Ministro destacou que a parceria é inédita, que está muito seguro de seu sucesso, pois "a Copasa é uma empresa modelo na área em que atua, referência de serviços de qualidade e por isso certamente todas as cidades serão beneficiadas de forma ainda mais adequada".