Água é mais mal aproveitada do que escassa, avaliam cientistas

De acordo com publicações de cientistas em duas edições especiais da revista "Water International", divulgadas durante o 14º Congresso Mundial da Água, que acontece até quinta-feira (29), em Recife, as bacias hidrográficas do mundo têm água suficiente para permitir que a produção de alimento seja dobrada nas próximas décadas de forma sustentável.

Análise feita pela rede de cientistas Challenge Program on Water and Food (CPWF) mostra que a aparente falta de recursos hídricos em algumas regiões do mundo não tem a ver com uma escassez de água nos rios, mas com seu uso ineficiente.

Comunicado do grupo científico aponta que, em especial na África subsaariana, o uso de águas pluviais poderia ser muito maior, de modo que chega a triplicar a produção de alimentos na região.

Em outras partes do mundo, em países em desenvolvimento, foram identificadas lavouras de baixa produtividade. Nas bacias do Ganges e do Indo, por exemplo, um quarto das plantações de arroz estão produzindo apenas metade do que poderiam manter de forma sustentável.