Equipes mantêm combate a incêndio na Serra do Rola-Moça

O combate ao incêndio que atinge o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na região metropolitana de Belo Horizonte, continuou durante toda esta segunda-feira (26/09). O fogo teve início na sexta-feira e as estimativas indicam que 80% do interior da unidade de conservação já foi queimado.

 

Cerca de 100 pessoas participam dos esforços de combate ao incêndio, dentre eles 30 brigadistas voluntários e de condomínios e empresas localizadas no entorno do Parque, além de funcionários do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Nesta segunda, o trabalho teve o apoio de um helicóptero e de dois aviões de lançamento de água.

 

"O incêndio teve início às margens da BR 040 e seguia em outro sentido, mas houve uma mudança na direção do vento trazendo o fogo para o interior do Parque", explica o gerente da unidade de conservação, Marcus Vinícius de Freitas. No momento é realizado o trabalho de rescaldo em pontos onde o combate já foi encerrado.

 

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves, afirma que as causas do incêndio serão investigadas com rigor. "O Parque e a Serra do Rola Moça estão localizados em área urbana, o que o torna vulnerável aos incêndios florestais, muitos dos quais, são suspeitos de terem sido iniciados de forma criminosa", observa. Em 2011, até o início do incêndio do último final de semana, outros 24 já haviam atingido o Parque e seu entorno.

 

A unidade de conservação é administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e protege cerca de 3,9 mil hectares da serra de mesmo nome nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho. Protege também importantes remanescentes de Cerrado, Mata Atlântica, sendo rico em campos ferruginosos e de altitude, além de habitat de espécies da fauna ameaçadas de extinção. O Parque também abriga importantes mananciais de água que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte.