No Dia Mundial sem Carro, especialistas em trânsito fizeram ontem um prognóstico desanimador para o trânsito de Belo Horizonte. Caso a expansão da frota e falta de alternativa de transporte público se mantenham, a cidade viverá, em cinco anos, em um constante horário de pico, com congestionamentos em qualquer hora do dia.
"Se hoje o fluxo mais intenso ocorre de manhã, no início da tarde e no fim do do expediente comercial, em um futuro próximo, teremos outros picos no trânsito", alerta o especialista em engenharia de transporte urbano da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nilson Tadeu Ramos.
A capital tem 1,3 milhão de veículos, 10% a mais que há dez anos. Há uma veículo em circulação para cada dois habitantes. Especialista em transporte urbano, Ronaldo Gouvea concorda com a tendência de piora acentuada no trânsito. Investimentos em transportes de massa, como metrô e ônibus, e em vias estratégicas que evitem o hipercentro são citados por ele como medidas necessárias.
Em Belo Horizonte, o Dia Mundial sem Carro teve um manifesto pelo uso da bicicleta. Cerca de 200 ciclistas realizaram um passeio ciclístico pelas principais ruas da capital. A concentração foi na praça da Liberdade. O objetivo foi chamar a atenção para uma integração modal. "A mobilidade vai muito além de ciclovias. Precisamos de uma sistema de transporte que possibilite a utilização de todos os meios de transporte em conjunto e que desafogue o trânsito", destacou o coordenador do grupo Mountain Bike BH, Humberto Guerra.
O especialista da UFMG defende a criação de mais linhas exclusivas de ônibus. "Além disso, precisamos retirar a sobrecarga de tráfego no hipercentro e oferecer opções de transporte público para que as pessoas utilizem menos os carros", disse Nilson Ramos.
No Desafio Intermodal realizado Mountain Bike BH, na terça-feira, entre o campus da PUC Minas no Coração Eucarístico e a praça da Liberdade, a bicicleta elétrica saiu vencedora. Foram 19 minutos para chegar ao destino, em pleno horário de pico da tarde. Quem foi de carro chegou em 13º lugar, com 53 minutos gastos, entre os 18 participantes.
Outras capitais
Sem apoio formal da prefeitura de Curitiba, o Dia Mundial Sem Carro foi pouco notado na cidade, que manteve trânsito semelhante ao de outros dias. As comemorações ficaram restritas a um grupo de ciclistas que, no fim da tarde, reuniu-se na praça Santos Andrade.
No Rio de Janeiro, 494 veículos multados e 23 rebocados em uma área de estacionamento
proibido no centro da cidade.
Ciclista é atropelado em João Pessoa
Rio de Janeiro. Em João Pessoa (PB), o Dia Mundial Sem Carro foi marcado pelo atropelamento de um ciclista que trafegava nas proximidades do viaduto Cristo Rei, um dos mais movimentados da capital paraibana. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital com escoriações leves.
No Rio de Janeiro, o goleiro do Fluminense Diego Cavalieri atropelou um ciclista que trafegava próximo à sede de treinamento do clube. O jogador chegou a socorrer a vítima, que não se feriu.
FOTO: ALEX DE JESUS
Ciclovia da avenida Américo Vespúcio, em BH, inaugurada ontem ALEX DE JESUS
Ciclovia da avenida Américo Vespúcio, em BH, inaugurada ontem
Inauguração
Ciclovia com 2 kg liga avenidas da capital
A ciclovia da avenida América Vespúcio, no Caiçara, região Noroeste de Belo Horizonte, foi inaugurada ontem. A pista exclusiva para bicicleta, que tem extensão de 2 km e 2,5 m de largura, teve um custo de R$ 300 mil. A ciclovia conecta as avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz.
A ciclovia da Américo Vespúcio foi a quarta inaugurada neste ano. Belo Horizonte tem outros seis trajetos, sendo que mais dois serão entregues à população ainda em 2011.
Um bueiro aberto comprometia ontem a segurança na ciclovia da Américo Vespúcio. "A ciclovia é boa, mas tem que ter segurança para gente", disse o ciclista, Maurício Torres, 26.
A assessoria de imprensa da Regional Noroeste informou que não havia sido notificada sobre o problema, mas que uma equipe iria ao local hoje para verificar o problema.
Mobilidade. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou ontem a implantação de bicicletários e ciclovia no campus Pampulha, além de planos de investimento em um sistema de ônibus elétricos para o transporte de professores e alunos. A ciclovia, que já tem projeto definido, deve ser construída no ano que vem. Não há previsão para os ônibus. (Natália Oliveira/ GS)