Autoridades pedem melhor estruturação de Codemas

A falta de estrutura física, material e de funcionários nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Ambiental de Minas Gerais (Codemas), bem como a pouca articulação entre entidades ambientais para proporcionar suporte ao seu funcionamento, são alguns dos problemas e dificuldades enfrentados atualmente por esses órgãos. As declarações foram feitas por autoridades e coordenadores de Codemas que participaram da audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quarta-feira (21/9/11).

De acordo com o vereador e coordenador de projetos do Codema de Boa Esperança (Sul), Expedito Manoel Fernandes Filho, os problemas existentes no conselho do município começam pela limitação de espaço físico para estruturar o órgão e chegam até a falta de veículos e de pessoal para atender as demandas quotidianas.

Na avaliação de Fernandes Filho, falta apoio do Executivo municipal tanto para propiciar uma melhor estrutura de funcionamento do órgão, quanto para auxiliar os projetos e ações de fiscalização ambiental na cidade. Segundo o coordenador, as mais diversas questões, que vão desde a poda de árvores até a arborização municipal, ficam sob a responsabilidade do Codema.

O deputado Pompílio Canavez (PT), que solicitou a reunião, também disse que recebeu reclamações de Codemas que não possuem nem mesmo telefones ou computadores em suas sedes. Canavez também apontou o reduzido número de Codemas que efetivamente funcionam no Estado, que, segundo ele, seriam menos de 250. " É muito pouco, tendo em vista que existem 853 municípios. Todas as cidades deveriam ter um Codema, pois, assim, teríamos municípios mais equilibrados e ambientalmente saudáveis", afirmou.

O parlamentar também ressaltou a importância do Codema, ao afirmar que, entre as suas funções, estão a promoção de políticas de defesa ambiental e o recebimento de denúncias. Além disso, o órgão possui um caráter educativo e de conscientização da população sobre a importância do meio ambiente.