Os alunos Aluir Dias Purceno e Jamerson Mato, doutorandos em Química na UFMG, e a recém-formada em Engenharia de Produção na UFMG, Fernanda Vidal, ficaram em primeiro lugar na competição de empreendedorismo Idea to Product Latin America 2011 (I2P), realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade do Texas (EUA).
A equipe da UFMG apresentou um plano de negócios baseado em uma tecnologia desenvolvida no Grupo de Tecnologias Ambientais do Departamento de Química do ICEx, UFMG. A tecnologia consiste em um supressor de poeira para aplicação no minério de ferro como, por exemplo, no transporte por trem, diminuindo a emissão de material particulado. O supressor de poeira é obtido a partir da polimerização da glicerina, resíduo do biodiesel e pode ser uma alternativa ao seu uso que se apresenta como um problema ambiental.
Agora, o grupo da UFMG chamado Bio-fiend vai disputar nos dias 16 e 18 de novembro em Estocolmo (Suécia) a final da competição global Idea to Product Global. Com a vitória na etapa da América latina, além da vaga na final mundial, o grupo ganhou as passagens para a Suécia, uma visita à fabrica de O Boticário e ainda a consultoria do Centro de Novos Negócios da FGV na elaboração de um plano de negócios mais avançado a ser apresentado na competição mundial.
É a segunda vez que os alunos do professor Rochel Lago ganham a competição I2P Latino-Americana. Em 2010 os alunos Aluir Dias Purceno, Ana Paula Teixeira, Raquel Mambrini e Aline Silva ganharam a competição continental e em seguida também venceram a competição global que ocorreu em Austin (EUA).