Funasa abre inscrições para financiamento de pesquisas em saúde e saneamento

Até 26 de setembro, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) receberá inscrições dos projetos de pesquisa nas áreas de saúde pública, sanitária e ambiental. Os detalhes estão no Edital de Convocação 01/2011, publicado no Diário Oficial da União, de 03 de agosto de 2011, e disponível no site www.funasa.gov.br. A publicação dos resultados será realizada até 30 de novembro de 2011.
A Funasa anuncia 27 Linhas de Pesquisas distribuídas em quatro áreas temáticas: Abastecimento de Água; Esgotamento Sanitário; Resíduos Sólidos Urbanos; e Gestão em Engenharia de Saúde Pública. Poderão se candidatar ao financiamento: universidades, Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), organizações não governamentais vinculadas a universidades, instituições de pesquisas.
Em sua quinta edição, o Edital de Convocação 2011, objetiva selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa, visando o fomento de ações sustentáveis de engenharia de saúde pública, saneamento e saúde ambiental integradas às diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS e à política de saneamento ambiental do Governo Federal.
De acordo com a Funasa, o objetivo é atender as demandas geradas no desenvolvimento das atividades finalísticas encaminhadas pelo corpo técnico da própria instituição e por pesquisadores e professores pertencentes às instituições de pesquisas nas áreas de saúde pública, sanitária e ambiental. Estão contempladas sugestões coletadas durante os últimos congressos relacionados à saúde pública e saneamento, ocorridos no Brasil, o que inclui a 41ª. Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), realizada em junho no município paulista de Campinas.
A Funasa busca estimular o desenvolvimento de pesquisas que levem em consideração as seguintes premissas: fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação, operação e manutenção, aplicabilidade imediata ou em curto prazo e que possam ser incorporadas às ações desenvolvidas pela Funasa.
Informações adicionais poderão ser obtidas pelo email codet.pesquisa@funasa.gov.br e nos telefones (61) 3314-6677, (61) 3314-6544, (61) 3314-6278 e (61) 3314-6518.