Agência doa computadores para incentivar reciclagem

Nesta terça-feira, 6 de setembro, a Agência Nacional de Águas (ANA) deu novos passos no sentido de estimular boas práticas ambientais. Por meio de seu diretor-presidente, Vicente Andreu, a ANA assinou o termo de doação de 309 computadores - em desuso pela Agência - para a Associação Recicle a Vida e a Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop). A doação visa a estimular a inclusão social e digital e a coleta seletiva solidária, já que os equipamentos serão utilizados para a implantação de um laboratório de informática da Associação e o fomento da coleta seletiva nas cooperativas filiadas à Centcoop, que terão mais condições para se organizarem.

"Desde o governo Lula, o país está eliminando essa visão assistencialista [dirigida] aos catadores, e colocando-os em um papel importante para a economia brasileira. São profissionais de grande dignidade e utilidade para a sociedade", afirmou o diretor-presidente da ANA durante a assinatura do termo de doação.

Já o secretário-executivo do Comitê Interministerial de Inclusão dos Catadores, Francisco das Chagas, destacou a importância econômica da reciclagem e dos catadores. "O Brasil deixa de economizar R$ 8 bilhões a cada ano, por não conseguir reciclar parte do lixo que produz. Esse prejuízo poderia ser menor a partir de ações de inclusão social dos catadores e de melhores condições para que eles exerçam a atividade", destacou.

Entre os equipamentos eletrônicos e de mobiliário doados há monitores, gabinetes impressoras, notebooks, leitoras de códigos de barras, retroprojetores, scanners, estabilizadores, no-breaks, hubs e gravadores de CD/DVD ainda em condições de utilização. Com a iniciativa, a ANA também fortalece uma das linhas de trabalho da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), da qual a Agência faz parte, que é a gestão adequada de resíduos sólidos.

Agenda ambiental

Na mesma ocasião, a Agência Nacional de Águas e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pelo secretário-executivo, Francisco Gaetani, assinaram a nova adesão da ANA à Agenda Ambiental na Administração Pública com vigência até 2016. Desde 2004 a Agência Nacional de Águas participa informalmente da A3P, que é um programa do MMA voltado a estimular e orientar a inclusão da gestão ambiental nas atividades administrativas do Estado desde as mais cotidianas, como: a adoção de critérios sustentáveis em licitações. A participação formal da instituição ocorre desde 2008.