Prêmio à preservação de recursos hídricos

O Teatro Alterosa abre as portas hoje, às 20h, para a cerimônia da 9ª edição do Prêmio Furnas Ouro Azul, realização dos Diários Associados Minas, por meio do Estado de Minas, com patrocínio de Furnas Centrais Elétricas. Estarão presentes na solenidade representantes das empresas e finalistas do concurso, que tem como objetivo encontrar soluções para preservação e conservação dos recursos hídricos do estado.


Em mais um ano, as melhores iniciativas e os bons exemplos de empresas e cidadãos quanto ao uso inteligente da água em Minas Gerais serão destacados em quatro categorias: empresa (pública e privada); estudantes (universitários e pós-graduados em nível de mestrado e doutorado), comunidade (associações comunitárias/ONGs e pessoa física) e a novidade desta edição, a categoria mirim, destinada a crianças, o futuro do país.


Na categoria mirim foram aceitos trabalhos feitos por crianças de 5 a 10 anos sobre maneiras simples de preservação e conservação da água, o engajamento, seja em casa, na escola ou comunidade onde vive. Os trabalhos poderiam ser apresentados em forma de redação de próprio punho e conter desenhos feitos à mão.


A organização do prêmio recebeu 91 projetos, sendo 22 de empresas públicas; 16 de empresas privadas; nove de estudantes de ensino superior; nove de mestrado/doutorado; 23 de comunidades; 12 de pessoas físicas e 287 da categoria mirim. Todos foram avaliados pela comissão julgadora e hoje serão revelados os mais significativos dentro da proposta.

ESTRATÉGIA Os projetos deveriam ser propostas inéditas voltadas para a revitalização e conservação dos recursos hídricos e o envolvimento da comunidade com questões ambientais, por meio de práticas de conscientização e estratégias que permitam o melhor aproveitamento da água. Cada categoria do prêmio considerou diferentes critérios para elegibilidade contidos no regulamento, disponível no endereço eletrônico www.ouroazul.com.br.
Na cerimônia de premiação, os vencedores das quatro categorias do Prêmio Furnas Ouro Azul receberão troféu e certificado de participação e terão seus projetos publicados em caderno especial do Estado de Minas em 15 de dezembro.

 

Jornal "Estado de Minas", 01/12/2010