COPASA recebe prêmio por atitude ambiental

A Copasa está entre as 50 empresas brasileiras que conquistaram o prêmio Destaque Empresarial Brasileiro em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - edição 2011.

Concedida pelo Instituto Ambiental Biosfera, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro - FIRJAN, a premiação, que ocorre a cada dois anos, tem como objetivo distinguir as empresas brasileiras que conduzem os seus processos produtivos e/ou seus serviços em consonância com as boas práticas ambientais e de desenvolvimento sustentável, com atuação embasada nos princípios da responsabilidade social.


Os critérios e as normas adotadas pela comissão da premiação, composta por lideranças formadoras de opinião relacionadas às temáticas de meio ambiente e de desenvolvimento econômico e social, numa primeira etapa pré-qualificou 300 (trezentas) companhias que apresentaram o melhor conjunto de diretrizes, ações e iniciativas no segmento proposto.
Na segunda etapa foram escolhidas 50 empresas que apresentaram maior visibilidade pública e notória credibilidade no âmbito regional ou nacional, tendo como foco os parâmetros: perfis de relatórios de balanços anuais e de sustentabilidade; publicações, notícias, artigos técnicos e informações veiculadas; programas, projetos e iniciativa conduzida sob a ótica ambiental e do desenvolvimento sustentável; a visibilidade das diretrizes e ações empresariais sob a análise da mídia regional e/ou nacional; e, o seu perfil histórico, utilizando dados e informações que evidenciavam as diretrizes, condutas e ações realizadas em favor do meio ambiente.

O Diploma e a Medalha de Destaque Empresarial Brasileiro em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foram entregues ao presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos, durante solenidade ocorrida na FIRJAN, na última semana, no Rio de Janeiro.

Para Simões, fazer parte deste seleto grupo agraciado por essas comendas envaidece qualquer cidadão. "Na Copasa, os mais de 11 mil empregados dedicados à prestação desses serviços essenciais à vida - abastecimento de água e esgotamento sanitário -, estão imbuídos dos princípios da sustentabilidade socioambiental, no nível da organização e da sociedade como um todo", comentou.

Ele ainda acrescentou: "em Minas, temos o apoio do governador, que desde 2003, tem conduzido os negócios do Estado com base em princípios de uma administração moderna, na vanguarda de planejamento e de pleno compromisso com os processos que buscam o bem estar da população, mantendo o respeito aos direitos dos cidadãos e à conservação da natureza".

Além dos contemplados, entre outras autoridades, o evento contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho; do Presidente da Confederação Nacional da Indústria, Senador Armando Monteiro; e, do presidente da FIRJAN, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.