Estudantes vão avaliar qualidade da água

Estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de todo o país deverão participar durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre 17 e 23 de outubro, de um experimento global sobre a qualidade da água na Terra. Intitulada "pH do planeta", a experiência faz parte das comemorações do Ano Internacional da Química em 2011, que tem como lema "Química para um mundo melhor", com uma série de atividades e eventos propostos pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).

Os alunos, orientados pelos professores, deverão colher amostras de fontes de água natural da região onde moram e medir seu pH, isto é, acidez ou alcalinidade, com o uso de soluções indicadoras coloridas. Para isso, a Sociedade Brasileira de Química e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação estão produzindo 25 mil kits para serem distribuídos às escolas. O objetivo é contar com a participação de instituições de ensino em pelo menos mil municípios do país.

Os dados obtidos pelos estudantes, juntamente com informações sobre a amostra, o local onde foi recolhida e a escola participante, serão lançados em um banco de dados global. Os organizadores acreditam que o experimento é uma forma de contribuir para a conscientização coletiva sobre a importância da qualidade da água e para a preservação do planeta.