Começa na segunda fiscalização de empreendimentos no Vetor Sul

A Subsecretaria de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad-MG) realizará, dos dias 1º a 5 de agosto, a Operação Extraordinária de Fiscalização Vetor Sul.

A operação tem como foco os empreendimentos localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), especialmente os condomínios, tendo em vista os possíveis impactos ambientais advindos de grandes loteamentos. O principal objetivo da ação é fiscalizar os empreendimentos com parcelamento de solo e demais intervenções decorrentes dessa atividade. Nesse primeiro momento serão inspecionados os municípios de Brumadinho, Igarapé, Itabirito, Nova Lima e Rio Acima.

Participam também da operação técnicos da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), que oficializaram previamente os empreendimentos a serem fiscalizados, e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que atuará juntamente com a Diretoria de Fiscalização dos Recursos Florestais e Biodiversidade (DFBIO) na inspeção de intervenções em Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e desmatamentos.

Durante a visita os fiscais verificarão a situação dos empreendimentos e processos de licenciamento e a verificação dos focos de desmate. Se forem comprovadas irregularidades é dado início aos procedimentos administrativos e criminais correspondentes.