Copasa promove fórum sobre saneamento

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais, através das diretorias de Operação Norte (DNT) e Técnica e de Novos Negócios (DTN), com o apoio da Coordenadoria de Projetos Estratégicos de Programas de Saneamento Rural, realizou, nos dias 12 e 13 de Julho, o Fórum Saneamento para Municípios de Pequeno Porte, com enfoque para a Região Norte de Minas.
A cidade de Montes Claros sediou o encontro e sua escolha não foi por acaso. "Esta é a região de Minas que representa a verdadeira oportunidade para a consolidação do desenvolvimento de todo o Estado", explicou Mônica Bicalho, coordenadora de Projetos Estratégicos de Programas de Saneamento Rural da Copasa.


O objetivo do fórum foi proporcionar um espaço específico para discussão do panorama atual do saneamento dos pequenos municípios do Norte do Estado, tendo em vista os desafios gerados pela escassez de recursos e a poluição hídrica existentes na região. O evento permitiu um intercâmbio entre os técnicos especialistas em saneamento rural de diversos órgãos de esferas federais, estaduais, municipais, além da sociedade acadêmica e do terceiro setor. "Espero que nossos objetivos tenham sido atingidos e que todos se sintam mais preparados e plenamente conscientes de seu papel na construção de uma vida mais digna para o povo do Norte de Minas", afirmou Mônica.

 

 

Segundo o chefe do Departamento Operacional Norte da Copasa, Daniel Antunes Neto, a realização desse fórum na Região Norte do Estado foi de grande valia, já que demonstra o empenho da Copasa e do Governo de Minas em levar saneamento e mais qualidade de vida para a população rural do Estado. "O modelo de gestão da Copasa servirá de exemplo para o Brasil. Com esse fórum, a Companhia está disseminando sua experiência, com o objetivo de universalizar o saneamento nas comunidades rurais de todo o País. A partir daí, diminuir a migração da população dessa região para os grandes centros urbanos", concluiu.

 


Foram dois dias de palestras sobre o tema, além de apresentações de programas de saneamento desenvolvidos pela Copasa, como o Água nas Escolas, e os resultados obtidos por eles. "O Água nas Escolas, não somente leva o abastecimento de água para 200 instituições da região Norte e Nordeste do Estado, como também ajuda na verificação da qualidade da água fornecida, tanto no ambiente da rua, quanto no ambiente dentro da escola", disse José Maurício Resende, da Divisão de Saneamento Rural da Copasa.


Na abertura do Fórum de Saneamento, em Montes Claros, a mesa da solenidade foi composta pelo chefe do Departamento Operacional Norte, Daniel Antunes Neto, o assessor da Diretoria de Operação Norte, Francisco José Garcia Palmieri, e a Coordenadora do Saneamento Rural, Mônica Bicalho, pela Copasa; representando a Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), Juliano Fisicaro Borges; pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Beatriz Morais; pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas/Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE), Rúbio de Andrade; e, representando a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Luiz Lobo.