A Pequena Central Hidrelétrica Dona Rita, localizada no município de Santa Maria de Itabira, foi transferida à Cemig na semana passada. O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, publicou resolução no Diário Oficial da União no dia 12 de julho transferindo a usina que pertencia, até então, ao Instituto Mineiro de Águas (Igam).
Com 2,4 MW de potência instalada, a PCH Dona Rita teve o início da operação de suas duas unidades geradoras em 1959. De acordo com Ernani Wagner Soares, engenheiro de Manutenção de Ativos de Geração da Cemig, a energia gerada pela PCH contribui para a garantia da confiabilidade operativa da malha leste do sistema regional da Empresa.
A Cemig aguardava apenas o término da concessão da PCH em nome do Igam para solicitar a transferência de titularidade para a Empresa e a prorrogação de sua concessão até 2028. A PCH Dona Rita está no plano de revitalização das PCHs da Cemig GT, sendo previstos para os próximos anos investimentos visando a substituição de diversos equipamentos eletromecânicos das unidades geradoras.