Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas Socioambientais Ecossistêmicas em Bacias Hidrográficas

O Projeto Manuelzão está consolidando junto à UFMG sua proposta transdisciplinar com a criação do Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas Socioambientais Ecossistêmicas em Bacias Hidrográficas. O objetivo é reunir pesquisadores, graduandos e pós-graduandos da UFMG e de outras instituições em atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco em bacias hidrográficas e abordagem ecossistêmica.

Esse território e essa abordagem permitem integrar conceitos onde a água esteja no centro da questão ambiental e a questão ambiental no centro da questão econômica e política, superando a atual visão antropocêntrica de gestão da Terra. A adoção do território de bacia hidrográfica é importante porque rompe com a lógica político- administrativa de territórios fragmentados, tais como municípios, estados e países, cientificamente incoerente com uma visão sistêmica e transdisciplinar.

Esse Núcleo é o caminho que busca romper as amarras departamentais da lógica de unidades acadêmicas que criam obstáculos à superação da fragmentação do conhecimento científico e à construção da transdisciplinaridade, impedindo a livre criação de novos vínculos no âmbito das universidades.

Com o Núcleo o Projeto Manuelzão pretende dar continuidade às suas atividades em melhores condições físicas e políticas, mobilizando a sociedade, articulando políticas públicas, pesquisas transdisciplinares e ensino de graduação e pós-graduação

A ação do Núcleo já se inicia inserida em nível internacional por meio de intercâmbios científicos e organização de seminários internacionais sobre revitalização de rios e outras ações. Pretendemos seguir agindo globalmente e pensando as transformações políticas internacionais em rede de movimentos socioambientais e acadêmicos.