Seminário que começa amanhã traz especialistas à capital
Quase a metade dos resíduos sólidos em Minas não tem destino correto. Do lixo e demais detritos produzidos no estado apenas 54% chegam a aterros sanitários e a pontos como usinas de reciclagem. Para vencer o problema, que se tornou um dos principais desafios mundiais, o estado se une a países europeus e à República Dominicana e promove a Semana de Redução de Resíduos.
De amanhã ao dia 28, poder público, empresas e organizações não governamentais em diversos cantos do território mineiro debaterão o tema. "Queremos sensibilizar a todos e valorizar produtos gerados a partir de resíduos", afirma o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente. (Feam), José Cláudio Junqueira.
Houve avanços nos últimos 10 anos (em 2000, somente 17% dos materiais descartados iam para o lugar certo), mas os volumes cresceram. De acordo com Junqueira, em 25 anos, cada mineiro passou a produzir o dobro de lixo diariamente. "Enquanto a geração de resíduos per capita era de 500 gramas, agora ela dobrou para um quilo, em média", afirma.
O que não significa que a guerra seja menor quanto a materiais descartados. Em Minas Gerais, ainda há cerca de 200 lixões, onde se deposita o lixo sem qualquer preocupação ambiental. Segundo Junqueira, a Feam tem apostado nos consórcios entre os municípios para a construção de aterros sanitários, e a Semana Mineira de Redução de Resíduos (SMRR) será boa oportunidade para consolidar essas alianças.
No evento de nove dias haverá seminários, palestras e exposições de materiais reciclados, com ênfase nas ações de redução de detritos. As melhores práticas serão premiadas na Bélgica, em fevereiro. Um dos destaques é o seminário internacional sobre a aplicação da escória de aciaria, um dos rejeitos da indústria siderúrgica. Em 2008, foram produzidos 1,6 milhão de toneladas do material - 15% dos resíduos do setor.
Outra atração é o seminário Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, de quarta-feira ao dia 26, que discutirá a nova legislação. A ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, estará na abertura. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas até hoje pelo site www.minasmenosresiduos.com.br.
CORTEJO - Às 11 horas de amanhã, os tambores vão tremer em Minas Gerais, em 20 países da Europa e na República Dominicana. O objetivo é chamar a atenção para o destino dos detritos, abrindo oficialmente a Semana de Redução de Resíduos. É a primeira vez que o estado participa do evento, a convite da Agência Ambiental e de Gestão da Energia Francesa. A abertura da programação será na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. São esperadas pelo menos 2 mil pessoas.
Até terça-feira, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), no Bairro Esplanada, na Região Leste, promoverá oficinas. De segunda a sexta, receberá celulares, computadores e materiais de informática em geral, que serão destinados a empresas especializadas na reciclagem de eletroeletrônicos.
AGENDA
Semana Mineira de Redução de Resíduos
De amanhã ao dia 28
Confira a programação completa no
site: www.minasmenosresiduos.com.br