FAPEMIG participa da 63ª Reunião da SPBC

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) participa da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Esta é a 63ª edição do evento, que é um dos maiores e mais tradicionais na área de Ciência e Tecnologia do País. A cada ano, a Reunião acontece em uma cidade diferente. Em 2011, a anfitriã é Goiânia, que recebe, de 10 a 15 de julho, visitantes das áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação de todo o País, com o tema central "Cerrado: água, alimento e energia".

Com público sempre superior a 10 mil pessoas, o evento recebe cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais, entre outros interessados. A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos. Paralelamente, acontecem a SBPC Jovem, com programação voltada para estudantes do ensino básico; a SBPC Cultural, com atividades artísticas regionais e a ExpoT&C, mostra de ciência e tecnologia, que, mais uma vez, terá a participação da FAPEMIG com um estande institucional.

Além de conhecer os principais programas e linhas de apoio da Fundação, quem visitar o estande da FAPEMIG terá a oportunidade de interagir com alguns dos experimentos do projeto Circo da Física. Com apoio da instituição mineira, o projeto envolve alunos do curso de Física da PUC Minas no planejamento, desenvolvimento e execução de projetos experimentais relacionados ao ensino e à aprendizagem da Física para estudantes da educação básica e a população em geral. O projeto visita escolas do ensino fundamental de Belo Horizonte e participa de exposições, apresentando experimentos construídos com materiais de sucata, como vidros, plásticos e madeiras, além de palestras que mostram os fenômenos físicos sob aspectos lúdicos. Em Goiânia, o estande da FAPEMIG apresentará, por exemplo, um emissor de ondas eletromagnéticas, construído com tubos de PVC, e uma pilha de cobre e zinco, por meio da qual os visitantes poderão medir sua resistência elétrica.