Ministro destaca Programa Espacial na abertura da ExpoT&C

Uma das maiores feiras de tecnologia do País foi inaugurada nesta segunda-feira (11/7) em Goiânia. A ExpoT&C 2011 traz novidades aos participantes da 63º Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC).

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que participou da cerimônia, destacou o espaço dedicado do Programa Espacial Brasileiro, que reúne o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Alcântara Cyclone Space (ACS).

"É a primeira vez que os institutos vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia se reúnem em uma feira para abordar o Programa Espacial Brasileiro. Certamente será um dos estandes mais visitados", afirmou Mercadante.

No estande do Programa Espacial Brasileiro estão expostas maquetes da Plataforma Multimissão (PMM), do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS), do Veículo de Sondagem Brasileiro (VSB-30), do Veículo Lançador de Satélites (VLS) e do foguete ucraniano Cyclone-4. O público também pode ver a Plataforma de Coleta de Dados (PCD), spin-offs (expressão inglesa usada para denominar casos nos quais as tecnologias, desenvolvidas no contexto dos programas espaciais, são usadas em atividades fora desse setor) e diferentes vídeos.
Além disso, INPE, AEB e ACS dividem um dos 17 estandes do pavilhão que foi destinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. No total, são 1,6 mil m² que abrigam também o Espaço Lúdico (com computadores disponíveis para atividades orientadas e instrução para crianças), o Espaço Experimentos (para exposições dos institutos), sala de vídeo em 360º graus (para apresentação de palestras), além de um espaço para o contato do público com os palestrantes.

Palestras
Atividades relacionadas ao programa espacial também serão temas de palestras no pavilhão do MCT em Goiânia. Confira a programação:

Dia 13 - quarta-feira
Horário: 13h30
"Atividade espacial e gerenciamento de desastres"
Palestrante: Carlos Frederico Angelis (INPE)

Dia 14 - quinta-feira
Horário: 10h30
"O Programa Espacial Brasileiro"
Palestrante: Marco Antonio Raupp (AEB)

Dia 15 - sexta-feira
Horário: 11h
"Clima espacial - Qual a interferência no ambiente terrestre?"
Palestrante: Clézio Marcos de Nardin (INPE)

Sobre a SBPC
Os encontros anuais da SBPC são realizados com o intuito de ampliar o debate sobre a Ciência, Tecnologia e Inovação. Este ano, o tema da SBPC é "Cerrado: água, alimento e energia". Além da programação sênior, que inclui atividades de sociedades científicas, a entidade realiza, paralelamente ao evento, a ExpoT&C - mostra de projetos de ciência e tecnologia - e a SBPC Jovem, evento com programação voltada para estudantes da rede de ensino básica. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas.

Mais informações no site www.sbpcnet.org.br/goiania

Com informações da Ascom MCT