Ibama marca audiências para debater hidrelétrica Teles Pires

O Ibama agendou para os dias 20, 21 e 23 deste mês as audiências para debate público do projeto da usina hidrelétrica Teles Pires, localizada na divisa dos Estados de Mato Grosso e do Pará, na região amazônica.


O edital foi publicado no "Diário Oficial da União" na segunda-feira. As três audiências públicas ocorrerão, pela ordem, nas cidades de Paranaíta (MT), Alta Floresta (MT) e Jacareacanga (PA).
Teles Pires é a principal obra de hidrelétrica do leilão marcado para 17 de dezembro. O governo acredita que terá a licença prévia, condição para incluir a obra no leilão, mesmo com o escasso tempo a partir das audiências. O prazo final é 13 de dezembro, segundo o governo.


Esse é o segundo projeto hidrelétrico na Amazônia que será leiloado em 2010, o que demonstra a disposição do governo federal em acelerar o aproveitamento de fontes hídricas na Amazônia. Em abril, o governo conseguiu fazer o leilão do polêmico projeto de Belo Monte, no rio Xingu (PA).
Teles Pires pode abrir nova fronteira hidrelétrica na Amazônia. A Eletrobras tem pronto o projeto do Complexo Tapajós, este com cinco usinas hidrelétricas.


A ofensiva pode acirrar a oposição ao projeto entre a população amazônica.

Jornal "Folha de São Paulo", 04/11/2010