Cidades sustentáveis são o tema do 25º Prêmio Jovem Cientista

A 25ª edição do Prêmio Jovem Cientista, que este ano tem como tema as cidades sustentáveis, foi lançada nesta segunda-feira (6) na Universidade de Brasília (UnB). Podem se inscrever estudantes dos ensinos médio e superior e graduados das mais diversas áreas do conhecimento.

O diretor do Serviço de Prêmios do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Guilherme Sales, disse que uma das grande preocupações do conselho é assegurar a permanência dos pesquisadores no país, uma vez que a maioria acaba indo para o exterior em busca de mais recursos e oportunidades para desenvolver seus trabalhos. O prêmio ajuda a dar visibilidade à produção científica no Brasil.

O reitor da UnB, José Geraldo de Souza, disse que, este ano, o prêmio abrirá muito mais oportunidades aos pesquisadores, tal a amplitude do tema, que envolve urbanização, meio ambiente, gestão das águas urbanas, agricultura e sustentabilidade, entre outros.

A doutora em arquitetura Marta Adriana Bustos Romero ressaltou a relevância do tema, que envolve questões urgentes para a sociedade brasileira. "A importância do prêmio se dá a partir do momento que buscamos melhores condições de vida, que foram perdidas ou prejudicadas pelo processo do crescimento desordenado das cidades".

Quem quiser inscrever trabalhos ou buscar informações, deve acessar a página do Prêmio Jovem Cientista na internet.