Campanha “Água da Gente” dá continuidade às ações para cuidar dos recursos naturais

Várias entidades se uniram à Copasa em uma nova campanha que busca proteger os nossos rios do óleo de cozinha que é uma das maiores ameaças dos cursos d'água. A campanha "Água da Gente" lançada pela Copasa no Dia Mundial da Água, em março, convidou as pessoas a declararem seu amor pela água. Agora, no dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, a campanha volta com outro convite: vamos preservar nossas matas, reciclar materiais orgânicos e inorgânicos e principalmente não descartar o óleo usado nas redes de esgoto e cursos d'água.


Com foco no descarte do óleo para subsidiar as ações do Dia Mundial do Meio Ambiente foram feitos marcadores de livros, folders, banners e faixas que serão distribuídos em locais estratégicos para disseminar a idéia e conscientizar as pessoas sobre a questão. Uma pequena atitude de cada um que pode contribuir para melhorar as condições ambientais e cuidar do recurso natural mais importante do planeta - a água.

Se cada um der a destinação adequada ao óleo de cozinha usado já é um grande passo. Para ser ter idéia um litro de óleo descartado no ralo da pia chega a contaminar milhares de litros de água. O óleo usado pode ser reciclado. Ele pode ser refinado novamente e transformado em sabão líquido, em pó ou até mesmo biocombustível.

Para que isto seja possível é necessário que você leve o óleo usado até um ponto de coleta. A Copasa em parceria com instituições de ensino, ONGs, poder público e toda a sociedade civil irá comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente entrando nessa luta a favor dos recursos naturais. Informe-se sobre o ponto de coleta mais próximo de sua casa para descartar o seu óleo de cozinha usado.

Na capital mineira e em todas as regiões do Estado a campanha conta com a adesão de várias entidades para desenvolver as ações de conscientização sobre o descarte correto do óleo. Para entrar nessa onda acesse ao hotsite www.aguadagente.com.br, para postar e/ou registrar fotos, filmes e até mesmo dar alguma dica para mudar atitudes, além de saber o que pode fazer com o óleo usado.

Um dos eventos onde a campanha será lançada é o FestiVelhas Manuelzão 2011 - Arte e Transformação, promovido pelo Projeto Manuelzão em parceria com a Copasa. O FestiVelhas começará no sábado, (4/6), e se estenderá até domingo (5/6), no Campus da UFMG, em Belo Horizonte. No local terá a apresentação musical do coral infantil Gotas da Canção, acompanhada de várias atividades culturais, com o objetivo de aprofundar a compreensão e a discussão sobre a relação entre cultura, sociedade e meio ambiente.