Colóquio discute técnicas utilizadas para avaliar taxas erosivas e mudanças climáticas


Nos dias 9, 10 e 13 de junho, pesquisadores de instituições do Brasil e da França realizam uma série de palestras no Instituto de Geociências (IGC), no campus Pampulha.

Os convidados abordarão técnicas cuja utilização tem crescido nos últimos anos, por pesquisadores que investigam a evolução do relevo e as condições passadas do clima e do ambiente no planeta.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do IGC, o Colóquio de Geomorfologia foi pensado com o intuito de estimular o estudo e a utilização dessas técnicas que, segundo a coordenadora do Programa, professora Cristina Augustin, "atualmente são referência internacionais".

A programação tem início no dia 9, com a palestra O estudo de fitólitos: técnicas e aplicação na análise paleoclimática, com Heloisa Coe, da Universidade Federal Fluminense. No dia seguinte, Joel Rodet, da Universidade de Rouen (França) abordará o tema Carste: gênese e evolução no Brasil Central. Já no dia 13, Marcel R. S. Lopes, doutorando da Universidade Federal do Rio de Janeiro, falará sobre O uso nuclídios cosmogênicos nas geociências: situação atual e perspectivas.

Segundo Cristina Augustin, há dois conjuntos de técnicas utilizadas para reconstituir o passado: de um lado as técnicas que estudam os paleofósseis, como pólen e partes de plantas e de animais; e de outro os estudos que buscam informações sobre o clima e ambiente do passado por meio de outras análises, seja pela avaliação dos fitólitos - partículas de sílica que se acumularam nas células dos tecidos vegetais; pela formação de cavernas; ou ainda pela avaliação dos chamados isótopos-nuclídeos cosmogênicos, em que o acúmulo desses elementos pode ser usado para estimar o quanto uma superfície ficou exposta à radiação cósmica. Essa técnica permite obter datações de superfícies no intervalo de poucos milhares até cerca de 10 milhões de anos.

Todas as palestras acontecem às 14h, no auditório do IGC. A programação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A presença em pelo menos duas das palestras dá direito a certificado de participação.