Designer argentino cria veículo conceito para solucionar falta de água potável

O "Urban Concept Vehicle" é um projeto desenvolvido pelo designer industrial argentino Nicolás Chacana destinado a fornecer soluções para dois problemas graves que podem atingir os países em desenvolvimento no ano de 2030: a contaminação dos corpos d'água naturais e a invasão das terras agrícolas pela indústria de biocombustíveis.

 

A fim de resolver esses problemas, o veículo, em formato de van, possui um sistema de purificação de água até o nível potável, bem como módulos hidropônicos que podem ajudar famílias carentes a plantarem sua própria comida.

 

Este veículo conceito surge como uma solução para evitar o intenso êxodo rural e realocamento de pessoas, causado pelo aquecimento global, que exigirá uma nova infra-estrutura para o acesso à água. Além disso, a indústria de biocombustível está tomando conta do espaço agrícola, resultando em condição mais inacessíveis para o abastecimento de alimentos, especialmente para as famílias menos favorecidas economicamente.

 

O conceito utiliza a tecnologia de nanotubos de carbono de modo a filtrar as amostras de água contaminadas coletadas a partir de praticamente qualquer fonte natural, como rios e lagos e transformá-los em água potável.


Os detalhes sobre o alcance do automóvel e o seu funcionamento, em relação a custos e logística, ainda não foram divulgados.