Igam realiza reunião para esclarecimento sobre agência da bacia do Rio Doce

Foi publicado, no último dia 2, o edital para a seleção da entidade delegatária ou equiparada que desempenhará as funções de Agência de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Será ela quem fará a cobrança pelo uso dos recursos hídricos, já aprovada na bacia, prevista para começar em setembro deste ano. Na próxima terça-feira (17), a Câmara Técnica de Integração do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Doce fará a apresentação do edital para as entidades interessadas em participar da seleção.

Participarão da reunião, que acontecerá na Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale), localizada na rua Dom Pedro II, 244, no Centro de Governador Valadares, das 12h às 16H, técnicos da Agência Nacional das Águas (ANA), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) do Espírito Santo. Durante o evento, serão prestados esclarecimentos sobre o edital bem como sobre as minutas de contrato de gestão que serão celebrados com a entidade que for selecionada.

Em abril deste ano, o Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Doce, os CBHs mineiros dos rios Piranga, Piracicaba, Suaçuí e Caratinga, bem como dois CBHs do Espírito Santo aprovaram os mecanismos e os valores de cobrança pelo uso dos recursos hídricos nas suas áreas de atuação.