Terá início neste mês, com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte - PBH, a adequação da arborização em um trecho correspondente a 25 quilômetros da rede de distribuição da Cemig nas regionais Leste e Nordeste, abrangendo os bairros Cidade Nova, Dom Joaquim e União.
As árvores em situação de risco serão substituídas por novas mudas, mais adequadas ao meio urbano.
A escolha do local de plantio das mudas, além de respeitar a lei municipal, leva em consideração a diminuição das intervenções que a futura árvore poderá sofrer.
Nessas ações, os moradores também são envolvidos por meio do contato pessoal com os arboristas, nas residências e em blitz educativa no trânsito.
Desde o início da parceria com a PBH, em 2009, a Cemig, por meio do Programa Especial de Manejo Integrado de Árvores e Redes - Premiar, está desenvolvendo ações relacionadas ao manejo da arborização junto à rede elétrica na capital.
Uma das iniciativas do manejo é o plantio de mudas adequadas ao meio urbano. Essas ações são adotadas após a supressão de árvores que se encontram em situação de risco indicada por arboristas.
Desde 2010, o Programa prioriza a realização de plantios lineares e concentrados em bairros. Dessa forma, após o crescimento das mudas, a região poderá contar com corredores arbóreos e com todos os benefícios que as árvores podem trazer, como fornecimento de sombra e oxigênio, absorção de poeira e ruídos e atração de pássaros e outros animais, além da valorização estética do local.
Essa modalidade também diminui os índices de vandalismo devido à concentração das mudas em um determinado espaço.
Outra ação adotada é o envolvimento do cidadão na proteção e manutenção da muda plantada. Para isso, são realizadas ações de contato pessoal nas redondezas onde é executado o plantio.
Inovação
A partir de agora é possível identificar via satélite as mudas plantadas pelo Programa Especial de Manejo Integrado de Árvores e Redes - Premiar através de um aplicativo que pode ser baixado no Google Earth, com endereço do local, espécie, dentre outros atributos da futura árvore.
Esse sistema foi desenvolvido pela equipe de georreferenciamento do Programa e já se encontra disponível para download no site www.cemig.com.br/premiar.