Ministros participam de reunião preparatória da Cúpula Rio+20

Ministros do Meio Ambiente de cerca de 50 países participam, a partir desta quarta-feira (11/5), em Nova York (EUA), de reunião preparatória da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada no Brasil em junho de 2012.
O encontro ocorre na sede da ONU e corresponde ao segmento de alto nível da sessão da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da organização, iniciada no último dia 2. O Brasil é representado por delegação do Ministério das Relações Exteriores. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, não participa por estar acompanhando a votação do novo Código Florestal brasileiro.
Durante a reunião estão previstas mesas-redondas sobre temas como produção e consumo sustentáveis, transporte, mineração, uso de substâncias químicas e gestão de resíduos, entre outros.
Advertência - Já no início dos trabalhos da Comissão, o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Sha Zukang, que também responde pela organização da Rio+20, advertiu os países-membros sobre a ameaça que representam os atuais padrões de produção e consumo à vida no Planeta.
Segundo Zukang, é preciso que as economias adotem padrões mais sustentáveis para que, assim, seja possível enfrentar os desafios das mudanças climáticas, da escassez de água e outros recursos e da degradação do meio ambiente. Ele citou os impactos dos gases-estufa sobre o clima, o crescente número de espécies em perigo e os elevados índices de desmatamento registrados em todo o mundo.
O subsecretário-geral também alertou para a importância da elaboração, ainda neste ano, de um plano de apoio a países e outros atores, visando à produção e consumo mais sustentáveis, a ser apresentado na Rio+20.