Planejamento Estratégico - visitas a Copanor

Os presidentes da Copanor, Frank Deschamp; da Copasa, Ricardo Simões; e do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo do Estado, Tadeu Barreto, visitaram, no mês de abril, os núcleos operacionais e as obras da Copanor das localidades de Guida e Extração, em Diamantina e de Frei Gaspar e Lajinha, em Teófilo Otoni.

 

O objetivo da visita foi conhecer "in loco" o funcionamento e a situação atual da subsidiária e coletar informações que servirão para nortear a elaboração do Planejamento Estratégico da Copanor nos próximos anos.

 

Para Ricardo Simões a visita foi muito proveitosa e esta iniciativa será muito positiva para a Copanor. "Estes anos que a subsidiária já vem funcionando, serviram para adquirir a experiência necessária e se definir como empresa. Agora já estamos com as equipes montadas e a partir daí a subsidiária ganhou cara de empresa, e pronta para assumir suas funções e cumprir o seu papel" comentou.

 

A Copanor hoje está operando 72 localidades e pré operando 69, totalizando um universo de 141 sistemas. Complementando, Simões informou: "estamos com vários sistemas com Lei Autorizativa aprovada e 70% dos contratos de Programas em andamento". Na sua análise, a Copanor está pegando o rumo que precisa para alavancar definitivamente.

 

"Os recursos utilizados pela subsidiária são oriundos do FES - Fundo Estadual de Saúde. Para este ano já estão garantidos investimentos da ordem de R$ 64 milhões. Além disso, também, estamos buscando equacionar recursos junto aos agentes financeiros disponíveis", completou. Segundo Simões, a previsão para concluir esta operação é até setembro deste ano.

 

Frank Deschamp, entusiasmado com as novas perspectivas complementou: "com o planejamento estratégico das ações vamos redobrar nossos esforços, canalizando energias para cumprir o objetivo maior da Copanor - levar qualidade de vida para o semi árido e dar a nossa contribuição para a universalização do saneamento no Estado", concluiu.

 

Além dos presidentes, acompanharam as visitas o diretor Técnico e Novos Negócios da Copasa, Carlos Gonçalves de Oliveira Sobrinho; o superintendente Executivo da Copanor, Marco Aurélio Senna Prates; e o consultor do Estado, Eduardo de Faria Barreto.