Audiência discute novo bairro na Região Norte da capital

O projeto de urbanização da Granja Werneck, na Região do Ribeirão Isidoro, Vetor Norte de Belo Horizonte, será apresentado oficialmente à população, pela primeira vez, nesta quarta-feira, às 19 horas. Cerca de mil pessoas são esperadas para conhecer e debater a criação do novo bairro, que terá 17.500 unidades habitacionais e até 70 mil pessoas.

A audiência pública será realizada na Escola Municipal Secretário Humberto de Almeida, na Rua Areia Branca, 3, Bairro Ribeiro de Abreu. O encontro irá apresentar o estudo de impacto ambiental, aspectos positivos e negativos do projeto.

Segundo o coordenador do projeto Granja Werneck, Renato Ferreira Machado Michel, a criação do novo bairro ainda depende de licenças ambientais. Ele afirmou que a previsão para o começo das obras de infraestrutura de um milhão de metros quadrados é no início de 2012. As primeiras unidades devem entregues em um prazo de dois a três anos.

"As primeiras três mil habitações servirão para abrigar jornalistas e turistas para a Copa do Mundo de 2014. Em seguida, serão entregues para os moradores definitivos. O restante das unidades será concluído em um prazo de dez anos e poderá ser adquirido pelo Programa Minha Casa, Minha Vida", disse.

O projeto, orçado em R$ 1,5 bilhão, prevê também a criação de um parque ecológico com 2,8 milhões m². O empreendimento promete revitalizar a área, que sofre com a poluição e assoreamento de ribeirões, criminalidade, bota-foras irregulares e ocupação desordenada.

Para a presidente da Associação Mineira de Defesa do Ambiente, Maria Dalce Ricas, o ideal seria que toda a área fosse transformada em parque. Ela afirmou que agora é a hora de a comunidade exigir um projeto que traga benefícios e, ao mesmo tempo, evitar mais danos ambientais.