A Cemig promove o Circuito Cemig de Arborização Urbana que vai percorrer todo o interior do Estado com a proposta de discutir as boas práticas de arboricultura, além de aprimorar os trabalhos dos profissionais envolvidos no planejamento urbano, distribuição de energia elétrica e arborização.
O Circuito tem a participação de palestrantes que irão abordar temas como coleta de sementes e viveiros, manutenção da arborização urbana e georreferenciamento de árvore e florestas urbanas.
Entre outros aspectos, serão apresentadas técnicas de cuidados com a arborização urbana para promover o bem estar e a qualidade ambiental em harmonia com o meio urbano. Para isso, as árvores precisam ser cultivadas de uma maneira que envolva atenção no planejamento, na implantação e na manutenção.
"A implantação de uma árvore deve ser precedida de um planejamento que contemple o levantamento de espaços arborizáveis, a escolha das espécies que melhor se adequem a esses espaços, a qualidade das mudas, covas e outros procedimentos de plantio que garantam o estabelecimento e a longevidade da muda plantada. Portanto, o debate e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos, em relação à arboricultura, são fundamentais", explica Pedro Mendes, engenheiro de Meio Ambiente da Cemig.
Envolvendo profissionais da Cemig, prefeituras, estudantes universitários, organizações não-governamentais e órgãos públicos ligados à gestão ambiental, o Circuito traz a oportunidade de apresentação e discussão das boas práticas e procedimentos de planejamento das árvores no meio urbano.
Funciona ainda como uma troca de experiências, em que a Cemig apresenta e discute seus programas de manejo de vegetação e as administrações municipais apresentam e discutem programas na área de manejo de arborização urbana. Além disso, o Circuito é um espaço para a apresentação de trabalhos científicos voltados para o desenvolvimento de técnicas adequadas ao plantio e a convivência urbana.
Experiência
O Circuito Cemig Arborização Urbana iniciou as atividades no mês de março na cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Estiveram presentes 125 pessoas das áreas de interesses que ficaram envolvidas, durante todo o dia, em diversos debates sobre as boas práticas da arboricultura em áreas urbanas. No mês de abril, o evento aconteceu na cidade de Divinópolis, Região Oeste do Estado.
Os próximos encontros estão programados para acontecer nas cidades de Varginha, no mês de maio, Governador Valadares, em junho, Uberlândia, em agosto, Belo Horizonte, em setembro, e Montes Claros, em outubro.