Prevfogo desenvolve projeto alternativo ao uso do fogo

A Coordenação Estadual do Prevfogo/RO, antecipando-se ao período seco na região, realizou nestas duas últimas semanas atividades relacionadas à prevenção aos incêndios florestais, oferecendo aos agricultores das localidades das regiões de Mutum Paraná e Joan D'arc alternativas ao uso do fogo.

Foram realizadas reuniões nas quais ministraram-se palestras com exposições audiovisuais e demonstrou-se a possibilidade de utilizar a Mucuna Preta como cobertura vegetal, eliminando-se pragas, recuperando-se a capacidade de uso do solo e, principalmente, substituindo-se o uso do fogo.

Destas reuniões, participaram técnicos da Emater de Jacy Paraná e de Joana D'arc, além de 40 agricultores da região, presidentes de associações e representantes comunitários.

Essa atividade será viabilizada devido a um processo de conversão de multa segundo o qual a empresa beneficiada por essa concessão opta por prestar serviços em benefícios ao meio ambiente. O Prevfogo ficou responsável por acompanhar a execução do projeto, apurando a correta aplicação dos recursos e seus resultados.

A Coordenação Estadual do Prevfogo/RO entende que "alternativas existem. Basta viabilizar a sua aplicação de maneira correta e executá-las com seriedade e responsabilidade, pois quem mais ganha é o agricultor ao agregar valor à sua terra, preservando sua qualidade e protegendo a natureza".