Ir para o conteúdo

Lançado Plano de Controle Veicular de MG

Compartilhe

A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) disponibilizou na última sexta-feira (26) o Plano de Controle Veicular de Minas Gerais (PCPV - MG), que estabelece uma série de ações de gestão e controle da emissão de poluentes por veículos automotores. O documento também apresenta informações sobre a qualidade do ar nos centros urbanos do Estado e a identificação dos principais agentes da poluição atmosférica.


Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam Minas Gerais como estado detentor da segunda maior frota automotiva do país, aproximadamente sete milhões de veículos, ficando atrás apenas do estado de São Paulo.


De acordo com a gerente de Gestão da Qualidade do Ar da Feam, Elisete Gomides Dutra, a falta de manutenção e a manutenção incorreta dos veículos podem ser responsáveis pelo aumento da emissão de poluentes e do consumo de combustíveis. "Constatamos que os veículos automotores constituem os principais agentes da poluição atmosférica no ambiente urbano", destacou.


Em Minas Gerais, os municípios com as maiores frotas são: Belo Horizonte (1.253.773), Uberlândia (289.103), Contagem (221.062), Juiz de Fora (169.286), Uberaba (146.323), Montes Claros (129.078), Betim (108.837), Ipatinga (100.708), Divinópolis (91.177) e Governador Valadares (88.372). "Belo Horizonte, Contagem e Betim detêm aproximadamente 24,2% da frota do estado", analisa Elisete. Ainda de acordo com o estudo, 65,9% da frota de Minas Gerais são constituídas por automóveis, 26,4% por motocicletas e 7,7% por veículos pesados e outros.


Dados do PCPV ainda apontam que na capital mineira a frota veicular é responsável por mais de 98% dos poluentes emitidos. De acordo com Elisete Gomides, a prioridade do PCPV é a redução da emissão veicular e conseqüentemente a melhoria da qualidade do ar nos municípios de Belo Horizonte, Contagem e Betim - onde a realização do Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso é prioritária.


Elisete ainda ressalta que veículos a diesel são o alvo das inspeções no primeiro momento. "Os veículos a diesel correspondem à frota mais antiga, de veículos pesados e de uso intenso, por isso, selecionamos essa frota como alvo", complementa. A implantação do programa está prevista para 2012.

Sobre o PCPV

A elaboração do PCPV é uma determinação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), por meio da Resolução nº 418/2009. Em Minas Gerais, o estudo foi realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio da Feam, em parceria com o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), as Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Contagem e Betim, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), a TransBetim, empresa pública de transporte e trânsito de Betim, e a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec).

 

Abes-MG - Assessoria de Comunicação, com Amda